A celebração do 10˚ aniversário da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) nesta terça-feira, 25 de Maio de 2021, acontece numa altura em que se celebra também a semana comemorativa da Diversidade Biológica, tendo se celebrado a 22 de Maio, o dia Internacional da Diversidade Biológica data proclamada pelas Nações Unidas, bem como, os 50˚aniversário do Parque Nacional do Arquipélago do Bazaruto.
Este ano, as celebrações têm como lema “Conservando a Biodiversidade em Moçambique” que é uma mensagem e apelo para que todos olhem mais pela biodiversidade, conservem e a protejam.
A biodiversidade, seja uma espécie ou todo um ecossistema, é vital para a saúde e o bem-estar dos seres humanos. A qualidade da água que bebemos, os alimentos que consumimos e o ar que respiramos dependem da boa saúde da natureza.
Devido às restrições devido à COVID-19, as celebrações do 10º aniversário da ANAC serão marcadas pela exposição de vídeos, realização de eventos na plataforma de comunicação, entrevistas aos órgãos de comunicação social, palestras da instituição e parceiros em diferentes plataformas de comunicação, incluindo as redes sociais da instituição.
A ANAC tem como desafios a melhoria da capacidade de gestão, o reforço do combate à caça furtiva, a auto sustentabilidade na gestão das áreas de conservação, partilha de benefícios económicos com as comunidades locais, bem como a formação dos recursos humanos e reabilitação das áreas de conservação com a construção e manutenção de infraestruturas de gestão e turismo, a continuação da reintrodução de espécies emblemáticas para atracção turística e recuperação dos ecossistemas.
Nesta ocasião, ANAC pretende expressar uma palavra de apreço aos seus parceiros de cooperação, comunidades locais e ao sector privado que nos últimos 10 anos têm apoiado na conservação dos ecossistemas, protegendo a Diversidade Biológica e promovendo o bem-estar das comunidades locais que vivem dentro e ao redor das áreas de conservação.
24/05/2021