MAPUTO, 13 DE NOVEMBRO DE 2025 – Na província de Gaza, esta localizado o Parque Nacional de Limpopo, concretamente, no distrito de Massingir, um dos mais afectados com o conflito entre seres humanos e a fauna bravia.
A Governadora da província de Gaza, Margarida Mapandzene Chongo, visitou nesta quinta-feira, 13 de Outubro de 2025, no distrito de Massingir, antes de dirigir a cerimónia provincial de lançamento de Campanha Agrária 2025/26 sob o lema “Trabalhar a Terra é Criar Riqueza para Moçambique”, uma machamba com vedação eléctrica das comunidades locais de Bingo Chitar.
Margarida Mapandzene Chongo explicou que com o surgimento do Programa Integrado para a convivência entre o Homem e a Fauna Bravia, espera-se protecção de machambas usando um sistema de vedação eléctrica, barreiras para os animais não criarem danos.
A Governadora da província de Gaza apelou para as comunidades locais conservarem o sistema de vedação eléctrica.
“𝘛𝘦𝘴𝘵𝘦𝘮𝘶𝘯𝘩𝘢𝘮𝘰𝘴 𝘩á 𝘮𝘪𝘯𝘶𝘵𝘰𝘴 𝘢𝘵𝘳á𝘴, 𝘢 𝘦𝘯𝘵𝘳𝘦𝘨𝘢 𝘥𝘦 𝘶𝘮 𝘴𝘪𝘴𝘵𝘦𝘮𝘢 𝘲𝘶𝘦 𝘷𝘢𝘪 𝘤𝘦𝘳𝘵𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘯𝘦𝘤𝘦𝘴𝘴𝘪𝘵𝘢𝘳 𝘥𝘢 𝘷𝘰𝘴𝘴𝘢 𝘤𝘰𝘭𝘢𝘣𝘰𝘳𝘢çã𝘰 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘢 𝘣𝘰𝘢 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘦𝘳𝘷𝘢çã𝘰 𝘦 𝘣𝘰𝘮 𝘶𝘴𝘰 𝘥𝘦 𝘮𝘰𝘥𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘵𝘦𝘯𝘩𝘢 𝘷𝘪𝘥𝘢 ú𝘵𝘪𝘭 𝘱𝘳𝘰𝘭𝘰𝘯𝘨𝘢𝘥𝘢.” – apelou a Governadora da província de Gaza, Margarida Mapandzene Chongo.
Por seu turno, o Director Geral da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), Pejul Calenga, disse que a entrega da parcela de cerca de 35 hectares, totalmente vedada por dispositivos eléctricos, na Machamba de Bingo-Chitar, é prova inequívoca do potencial e da contribuição do distrito de Massingir na redução da desnutrição crónica e insegurança alimentar no país.
“𝘈 𝘦𝘯𝘵𝘳𝘦𝘨𝘢 𝘥𝘢 𝘱𝘢𝘳𝘤𝘦𝘭𝘢 𝘥𝘦 𝘤𝘦𝘳𝘤𝘢 𝘥𝘦 35 𝘩𝘦𝘤𝘵𝘢𝘳𝘦𝘴, 𝘵𝘰𝘵𝘢𝘭𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘷𝘦𝘥𝘢𝘥𝘢 𝘱𝘰𝘳 𝘥𝘪𝘴𝘱𝘰𝘴𝘪𝘵𝘪𝘷𝘰𝘴 𝘦𝘭é𝘤𝘵𝘳𝘪𝘤𝘰𝘴, 𝘯𝘢 𝘔𝘢𝘤𝘩𝘢𝘮𝘣𝘢 𝘥𝘦 𝘉𝘪𝘯𝘨𝘰-𝘊𝘩𝘪𝘵𝘢𝘳, 𝘲𝘶𝘦 𝘩𝘰𝘫𝘦 𝘵𝘪𝘷𝘦𝘮𝘰𝘴 𝘰𝘱𝘰𝘳𝘵𝘶𝘯𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘥𝘦 𝘵𝘦𝘴𝘵𝘦𝘮𝘶𝘯𝘩𝘢𝘳, é 𝘱𝘳𝘰𝘷𝘢 𝘪𝘯𝘦𝘲𝘶í𝘷𝘰𝘤𝘢 𝘥𝘰 𝘱𝘰𝘵𝘦𝘯𝘤𝘪𝘢𝘭 𝘦 𝘥𝘢 𝘤𝘰𝘯𝘵𝘳𝘪𝘣𝘶𝘪çã𝘰 𝘥𝘰 𝘥𝘪𝘴𝘵𝘳𝘪𝘵𝘰 𝘥𝘦 𝘔𝘢𝘴𝘴𝘪𝘯𝘨𝘪𝘳 𝘯𝘢 𝘳𝘦𝘥𝘶çã𝘰 𝘥𝘢 𝘥𝘦𝘴𝘯𝘶𝘵𝘳𝘪çã𝘰 𝘤𝘳ó𝘯𝘪𝘤𝘢 𝘦 𝘪𝘯𝘴𝘦𝘨𝘶𝘳𝘢𝘯ç𝘢 𝘢𝘭𝘪𝘮𝘦𝘯𝘵𝘢𝘳 𝘯𝘰 𝘱𝘢í𝘴 𝘦, 𝘯𝘢 𝘱𝘳𝘰𝘷í𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘦𝘮 𝘱𝘢𝘳𝘵𝘪𝘤𝘶𝘭𝘢𝘳. 𝘈𝘲𝘶𝘪, 𝘱𝘦𝘳𝘮𝘪𝘵𝘢𝘮-𝘮𝘦 𝘦𝘯𝘥𝘦𝘳𝘦ç𝘢𝘳 𝘶𝘮𝘢 𝘴𝘢𝘶𝘥𝘢çã𝘰 𝘦𝘴𝘱𝘦𝘤𝘪𝘢𝘭 𝘢𝘰𝘴 𝘯𝘰𝘴𝘴𝘰𝘴 𝘱𝘢𝘳𝘤𝘦𝘪𝘳𝘰𝘴, 𝘢 𝘗𝘦𝘢𝘤𝘦 𝘱𝘢𝘳𝘬𝘴 𝘍𝘰𝘶𝘯𝘥𝘢𝘵𝘪𝘰𝘯 𝘦 𝘢 𝘈𝘴𝘴𝘰𝘤𝘪𝘢çã𝘰 𝘔𝘰ç𝘢𝘮𝘣𝘪𝘤𝘢𝘯𝘢 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘢 𝘊𝘰𝘯𝘴𝘦𝘳𝘷𝘢çã𝘰 𝘥𝘢 𝘧𝘢𝘶𝘯𝘢 𝘉𝘳𝘢𝘷𝘪𝘢 𝘲𝘶𝘦 𝘢𝘱𝘰𝘪𝘢𝘳𝘢𝘮 𝘰 𝘎𝘰𝘷𝘦𝘳𝘯𝘰 𝘯𝘦𝘴𝘵𝘢 𝘢𝘤𝘵𝘪𝘷𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦. 𝘐𝘨𝘶𝘢𝘭𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦, 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘵𝘪𝘵𝘶𝘪 𝘶𝘮𝘢 𝘥𝘦𝘮𝘰𝘯𝘴𝘵𝘳𝘢çã𝘰 𝘤𝘭𝘢𝘳𝘢 𝘥𝘰𝘴 𝘳𝘦𝘴𝘶𝘭𝘵𝘢𝘥𝘰𝘴 𝘱𝘰𝘴𝘪𝘵𝘪𝘷𝘰𝘴 𝘥𝘢 𝘤𝘰𝘮𝘣𝘪𝘯𝘢çã𝘰 𝘥𝘢 𝘦𝘹𝘱𝘭𝘰𝘳𝘢çã𝘰 𝘥𝘢 𝘦𝘤𝘰𝘯𝘰𝘮𝘪𝘢 𝘥𝘦 𝘷𝘪𝘥𝘢 𝘴𝘦𝘭𝘷𝘢𝘨𝘦𝘮 𝘦 𝘱𝘳𝘰𝘥𝘶çã𝘰 𝘥𝘦 𝘤𝘰𝘮𝘪𝘥𝘢 𝘢𝘵𝘳𝘢𝘷é𝘴 𝘥𝘦 𝘶𝘮𝘢 𝘤𝘰𝘯𝘷𝘪𝘷ê𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘦𝘲𝘶𝘪𝘭𝘪𝘣𝘳𝘢𝘥𝘢 𝘦 𝘩𝘢𝘳𝘮𝘰𝘯𝘪𝘰𝘴𝘢 𝘦𝘯𝘵𝘳𝘦 𝘢 𝘧𝘢𝘶𝘯𝘢 𝘣𝘳𝘢𝘷𝘪𝘢 𝘦 𝘱𝘳𝘰𝘥𝘶çã𝘰 𝘢𝘨𝘳í𝘤𝘰𝘭𝘢.”– disse o Director Geral da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), Pejul Calenga.
A Peace Parks Foundation (PPF), através do seu Director Regional Sul, Bartolomeu Soto, disse que o Conflito Homem Animal é um dos maiores problemas do distrito de Massingir, e que a sua instituição vai continuar a contribuir para realização dos planos de actividades da ANAC para a zona sul.
“𝘌𝘴𝘵𝘢𝘮𝘰𝘴 𝘤𝘰𝘮𝘱𝘳𝘰𝘮𝘦𝘵𝘪𝘥𝘰𝘴 𝘦𝘮 𝘤𝘰𝘭𝘰𝘤𝘢𝘳 𝘧𝘶𝘯𝘥𝘰𝘴 𝘦 a 𝘯𝘰𝘴𝘴𝘢 𝘮𝘢𝘪𝘰𝘳 𝘥𝘦𝘥𝘪𝘤𝘢çã𝘰 𝘵é𝘤𝘯𝘪𝘤𝘢 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘢 𝘴𝘶𝘢 𝘪𝘮𝘱𝘭𝘦𝘮𝘦𝘯𝘵𝘢çã𝘰. 𝘘𝘶𝘦𝘳𝘦𝘮𝘰𝘴 𝘮𝘢𝘪𝘴 𝘶𝘮𝘢 𝘷𝘦𝘻 𝘢𝘲𝘶𝘪 𝘦 𝘢𝘨𝘰𝘳𝘢 𝘯𝘦𝘴𝘵𝘦 𝘢𝘤𝘵𝘰 𝘪𝘮𝘱𝘰𝘳𝘵𝘢𝘯𝘵𝘦 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘰 𝘥𝘦𝘴𝘦𝘯𝘷𝘰𝘭𝘷𝘪𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘥𝘰 𝘱𝘢í𝘴 𝘳𝘦𝘢𝘧𝘪𝘳𝘮𝘢𝘳 𝘰 𝘯𝘰𝘴𝘴𝘰 𝘤𝘰𝘮𝘱𝘳𝘰𝘮𝘪𝘴𝘴𝘰 𝘤𝘰𝘮 𝘰 𝘥𝘦𝘴𝘦𝘯𝘷𝘰𝘭𝘷𝘪𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘴𝘶𝘴𝘵𝘦𝘯𝘵á𝘷𝘦𝘭, 𝘢𝘵𝘳𝘢𝘷é𝘴 𝘥𝘦 𝘶𝘮𝘢 𝘦𝘤𝘰𝘯𝘰𝘮𝘪𝘢 𝘣𝘢𝘴𝘦𝘢𝘥𝘢 𝘯𝘢 𝘯𝘢𝘵𝘶𝘳𝘦𝘻𝘢.”- afirmou Bartolomeu Soto, Director Regional da Peace Parks Foundation.
O Programa Integrado para a Convivência entre Homem e Fauna Bravia foi desenhado com vista a conciliar a conservação e o desenvolvimento, através da criação de Comunidades Agrícolas Seguras, instalação de cercados que asseguram a protecção física das culturas agrícolas e de outros meios de vida, garantindo a coexistência harmoniosa entre pessoas e a Fauna bravia.
Este programa, será implementado numa primeira fase num período de três anos (2025 – 2028), de forma piloto na Zona Sul do país, e vai abranger os Parques Nacional do Limpopo e de Banhine na Província de Gaza, Parque Nacional de Zinave na Província de Inhambane e Parque Nacional de Maputo, na Província de Maputo, como parte da implementação da Estratégia Nacional de Gestão do Conflito Homem e Fauna Bravia.
Esta é uma fase inicial de um programa que, até 2028, visa: estabelecer equipas de gestão do Conflito Homem e Fauna Bravia – proactivas e reactivas – com capacidade técnica e logística em torno de cada Área de Conservação e criar 100 Machambas em Bloco (MB) nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane.
O Programa Integrado para a Convivência entre Homem e Fauna Bravia tem progressos significativos na implementação de intervenções integradas de conflito homem e fauna bravia no sul de Moçambique, através de uma estreita colaboração entre a ANAC, a Peace Parks Foundation (PPF) e a Mozambique Wildlife Alliance (MWA).(x)
15/11/2025
























