Caro (a) visitante do nosso website

Bem-vindos à página oficial da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC).

“Um, Moçambique é um país rico em recursos naturais que possui cinco regiões com Miombo, Mopane, bosques indiferenciados e mosaicos costeiros. É o lar de cerca de 5.500 espécies de flora e 4.271 espécies de vida selvagem terrestre, das quais 72% são insectos, 17% aves, 5% mamíferos e 4% répteis. Destas espécies, várias são endémicas de Moçambique, incluindo 2 espécies de mamíferos, 7 répteis, 11 peixes de água doce e 5 espécies de plantas vasculares.” – discurso de Sua Excelência Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi na Abertura da 2a Edição da Conferência Crescendo Azul, 18 de Novembro de 2021.

Gostaríamos antes demais informar que aceitamos o mandato de continuar com a missão de educar, preservar, conservar e controlar a conservação da biodiversidade do nosso pais.

Na nossa tomada de posse, Sua Excelência Primeiro-Ministro da República de Moçambique desafiou a nossa equipa de trabalho a desenvolver, de entre outras, as seguintes acções:

  • Educação e consciencialização das comunidades sobre a importância do respeito ao meio ambiente e à preservação da natureza, através da implementação de programas socioeconómicos;
  • Prevenção e mitigação do conflito Homem-fauna bravia, de modo a alinhar a conservação da biodiversidade aos objectivos da melhoria das condições de vida das comunidades;
  • Desencorajamento da prática de queimadas descontroladas;
  • Administração eficaz dos Parques e Reservas Nacionais, as Coutadas oficiais, as Fazendas de bravio e demais áreas de conservação;
  • Ordenamento dos assentamentos humanos que se encontram no perímetro das áreas de conservação;
  • Prevenir e desencorajar a prática ilegal da actividade de mineração, caça e a exploração florestal madeireira; e
  • Promover o desenvolvimento de infra-estruturas de gestão e de turismo nas áreas de conservação.

O nosso mandato vai cingir-se nestes comandos de elevar a consciência dos nossos cidadãos sobre a conservação e protecção da natureza das diferentes ameaças, promover o turismo baseado na natureza.

É com prazer que anunciamos uma nova etapa de comunicação em diferentes plataformas da ANAC.

O nosso website é recheado de informações de interesse público dos nossos parques, reservas e outras oportunidades para as áreas de conservação.

Os nossos parceiros de cooperação, as comunidades que vivem na zona tampão são fundamentais para lograrmos o sucesso na gestão das áreas de conservação por isso continuaremos engajados com todos.

A ANAC é uma instituição do Governo que foi criada com o objetivo de administrar os Parques e Reservas, Coutadas Oficiais, Fazendas do Bravio e demais Áreas de Conservação legalmente criadas e colocadas sob a sua administração.

Contamos com o apoio de todos nesta nobre missão que nos foi incumbida.

Juntos pela Conservação da Biodiversidade de Moçambique!

Maputo, 17 de Fevereiro de 2022

Celmira da Silva, Directora Geral da ANAC

Fundada em 2011, a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) é uma instituição do Estado responsável pela conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável do ecoturismo no país. A planificação, coordenação e execução de actividades nas áreas de conservação, em parceria com outras organizações e comunidades locais, são as suas principais funções. As áreas de conservação, administradas pela ANAC, ocupam cerca de 25% do território nacional, incluindo 7 Parques e 7 Reservas Nacionais, e ainda 70 áreas de caça desportiva divididas em 20 coutadas oficiais, 9 blocos de caça, 13 programas comunitários e 31 fazendas de bravio.

Missão

Organizar e desenvolver o Sistema Nacional das Áreas de Conservação e assegurar o uso sustentável e participativo da biodiversidade.

Visão

Ser a entidade nacional de referência para a Gestão da Biodiversidade e desenvolvimento sustentável das áreas de conservação.

Serviços e Departamentos

Fiscalização e Protecção

Departamento de Fiscalização

Departamento de Inteligência e Investigação

Conservação e Desenvolvimento Comunitário

Departamento de Gestão de Recursos Naturais

Departamento de Desenvolvimento Comunitário

Planificação Cooperação e Estudos

Departamento de Planificação e Monitoria

Departamento de Cooperação e Estudos

Turismo e Utilização Sustentável

Departamento de Turismo e Licenciamento

Departamento de Comunicação e Marketing

Recursos Humanos

Departamento de Administração e Gestão de Pessoal

Departamento de Formação

Administração e Finanças

Departamento de Contabilidade e Finanças

Departamento de Administração e Património

Departamento Jurídico

Departamento de Aquisições
Órgãos de Apoio

Secretária-Geral

Secretária Executiva

Unidade da CITES