ANAC REÚNE-SE COM INSTITUIÇÕES PARA DISCUTIR A ABORDAGEM DE CONFLITO HOMEM-FAUNA E ACÇÃO COLECTIVA PARA A COEXISTÊNCIA

MAPUTO, 07 DE AGOSTO DE 2025 – Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), reuniu-se nesta quinta-feira, 07 de Agosto de 2025, na Cidade de Maputo, com diferentes instituições e parceiros para discutir sobre as abordagens do conflito Homem-Fauna-Acção colectiva para a coexistência.

 

O encontro foi dirigido pelo Director Geral Adjunto da ANAC, Severiano Khoy, e contou com uma apresentação de especialistas da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), sobre a abordagem do conflito Homem, Fauna-bravia e Acção Colectiva para a Coexistência, bem como, a experiência da região da África Austral sobre a mesma matéria.

 

O Conflito Homem e Fauna Bravia ocorre tradicionalmente próximo ás áreas de conservação, principalmente, nas províncias de Gaza, Manica, Sofala e Tete.

 

A convivência entre as comunidades e a fauna bravia constitui um dos principais desafios da conservação em Moçambique. A abordagem do Conflito Homem e Fauna Bravia propõem um modelo participativo e orientado para resultados, que visa promover soluções integradas e sustentáveis para a mitigação dos conflitos entre seres humanos e a vida selvagem. Através da acção colectiva, pretende-se fortalecer a cooperação entre as instituições públicas, sector privado, comunidades locais e parceiros de desenvolvimento. (x)