DIRECTOR GERAL DA ANAC APRESENTA OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS DAS ÁREAS DE CONSERVAÇÃO

MAPUTO, 04 DE NOVEMBRO DE 2025 – O Director Geral da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), Pejul Calenga, participou no dia 04 de Novembro de 2025, na Cidade de Vilakunlos, como orador, no primeiro painel da conferência intitulado “Economia Azul e Conservação Ambiental”. Moderado pelo Professor Dr António Niquice, o painel contou ainda com oradores como o Secretário de Estado do Turismo, Fredson Bacar, o Presidente do Conselho de Administração do Pro Azul, Osvaldo Petersburgo, bem como, o representante do Banco Mundial, Manuel Mutimucuio.

 

Entretanto, o Chefe de Estado moçambicano, Daniel Chapo, no seu discurso de encerramento, saudou de forma especial, aos painelistas nacionais e internacionais, cujo saber e experiência partilhados foram fundamentais para o sucesso desta primeira edição.

Daniel Chapo, explicou porque que a primeira edição da conferência iniciou pela província de Inhambane.

 

“Começamos por Inhambane porque definimos como capital turística para os próximos anos, mas Moçambique é um país rico em todas as províncias, faz-se o turismo em todas as províncias. A Província de Inhambane é, indiscutivelmente, a capital natural do turismo moçambicano. Com 700 quilómetros de costa. Nós temos cerca de 2.700 quilómetros de costa, dos quais 700 quilómetros só banham a província de Inhambane, o que quer dizer que mais de 25 por cento da costa moçambicana está nesta província. Aqui convivem os Big Five da selva e os Big Five do mar; a natureza e a cultura caminham lado a lado; as danças da Timbila, do Zorre, entre outras, ecoam com o mesmo encanto das ondas do Oceano Índico.”(x)