EM MOÇAMBIQUE, ARRANCA DENTRO DE UMA SEMANA O CENSO NACIONAL DE ELEFANTES E DE GRANDES MAMÍFEROS

MAPUTO, 10 DE SETEMBRO DE 2025 – O censo irá abranger cerca de 171.763 km², correspondendo a 90–95% da área de ocorrência dos elefantes, e terá como objectivo estimar a abundância e a distribuição destas populações, calcular rácios de carcaças como indicador de mortalidade e documentar espacialmente as áreas de ocorrência da espécie.

 

Recentemente, a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e parceiros, organizaram uma reunião paa discutir e harmonizar a metodologia do Censo Nacional de Elefantes e Grandes mamíferos, assegurando a sua conformidade com os padrões definidos pelo Grupo de Especialistas de Elefante Africano (AFESG) da União Internacional para a Conservação da Naturea (UICN).

 

O Censo Nacional de Elefantes e Grandes mamíferos decorrerá entre os dias 20 de Setembro e 30 de Outubro de 2025, em todo território nacional, cujo levantamento abrangerá áreas com registos recentes de ocorrência de elefantes e de outros grandes mamíferos, tanto dentro como foras das áreas de conservação do país.

 

O censo integra os esforços conjuntos do Governo de Moçambique, por meio da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), e da Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), com financiamento da Suécia. A iniciativa conta ainda com o apoio da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). (x)