MAPUTO, 13 DE NOVEMBRO DE 2025 – É preciso ver a alegria das comunidades, a coexistência, o interesse em cuidar a nossa biodiversidade. As fotos a seguir ilustram este facto…
São no total 8 colares satélites para igual números de Elefantes inseridos em manadas que foram colocados colares satélites de rastreamento dentro do Parque Nacional de Magoé e na zona tampão, concretamente em Marara e Chitima. O Parque Nacional de Magoé está localizado na região centro, na província de Tete, a cerca de 4 horas de carro da Cidade Tete.
Os colares permitirão às autoridades e equipas de resposta baseadas na comunidade rastrear os movimentos de elefantes em tempo real, antecipar áreas de risco e implementar esforços de mitigação mais rapidamente e estratégicamente.
Esta operação teve apoio do Banco Mundial com existência técnica da Mozambique Wildlife Alliance (MWA) e representa um passo importante na implementação de estratégias sustentáveis e resilientes destinadas a estabelecer a coexistência com as comunidades residentes.
A ANAC continua a envidar esforços com os parceiros para colocação de mais colares em áreas de conservação com maior incidência de conflito homem e fauna bravia. Trata-se do Parque Nacional de Magoé, Parque Nacional do Limpopo, Parque Nacional de Chimanimani, Parque Nacional de Maputo e Reserva Especial do Niassa.(x)
13/11/2025





