No dia 01 de Junho, as crianças das escolas da Cidade de Maputo e do Distrito de Matutuíne visitaram a Reserva Especial de Maputo, no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Criança e do oitavo aniversário da Administração Nacional das Áreas de Conservação.
Na ocasião, os petizes tiveram a oportunidade de ver de perto manadas de animais selvagens que se movimentavam de um lado para outro, como zebras, bois-cavalo, antílopes entre outros. Antes de a pequenada entrar pela mata a dentro, os técnicos da Reserva deram instruções sobre medidas de segurança que deviam observar.
Os Fiscais e outros técnicos da Reserva estiveram permanentemente atentos a cada movimento dos participantes na excursão para garantir que tudo estivesse dentro da normalidade. Foram duas horas de Safaris de muita emoção e curiosidade à mistura, próprio de quem nunca tinha visto antes animais bravios.
Quando regressaram à Entrada da Reserva de onde partiram, o Grupo Teatral Kutsemba, da Associação para o Desenvolvimento Sócio- Cultural de Matutuíne exibiu uma peça teatral sobre o valor da conservação da biodiversidade para o Homem. A ocasião foi marcada por dois momentos apostos, um de gargalhadas e outro de total concentração, que denunciava uma reflexão sobre as atrocidades do Homem sobre a Natureza.
A Reserva Especial de Maputo está localizada no Distrito de Matutuíne, na Província de Maputo e dista a 90 Kms da Cidade de Maputo, a 77 kms da Catembe e a 100 Kms do Município de Boane. É dominada por uma planície costeira, atravessada longitudinalmente pelos Rios Maputo e Futi, com importantes habitats associados a terras húmidas, para além do habitat marinho e costeiro.
06/06/2019