MAPUTO, 20 DE AGOSTO DE 2024 – O Director Geral da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), Pejul Calenga, dirigiu nesta segunda-feira, 19 de Agosto de 2024, na Cidade de Maputo, uma reunião com os parceiros de co-gestão, cooperação, organizações não governamentais, sector privado, sociedade civil entre outros.
O evento pretendia partilhar e divulgar o Regulamento de Parceria de Gestão Colaborativa nas Áreas de Conservação e consolidar a visão estratégica da ANAC, IP no que concerne as parcerias de gestão Colaborativa nas áreas de conservação.
Recorda-se que, o Governo moçambicano aprovou o Regulamento de Parceria de Gestão Colaborativa nas Áreas de Conservação, através do Decreto nº 52/2024 de 18 de Junho, com o intuito de criar sinergias na busca de financiamentos para a sustentabilidade nas áreas de conservação beneficiárias e melhorar a organização e envolvimento das comunidades locais na conservação e gestão dos recursos naturais.
Em Moçambique, a gestão das áreas de conservação, é feita através da intervenção dos diferentes actores sociais, nomeadamente: entidades governamentais, o sector privado, as organizações não governamentais, as comunidades locais entre outras, cuja finalidade é de garantir a sustentabilidade financeira e técnica.
Fundada em 2011, a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC, IP) é uma instituição do Estado responsável pela conservação da biodiversidade e pelo desenvolvimento sustentável do ecoturismo em Moçambique. Suas principais funções envolvem o planeamento, coordenação e execução de actividades em áreas de conservação, em parceria com outras organizações e comunidades locais. As áreas de conservação administradas pela ANAC ocupam cerca de 26% do território nacional incluindo Parques, Reservas, Áreas de Protecção ambiental, Coutadas Oficiais e Fazendas de Bravio. (x)
20/08/2024