Mateus Mutemba empossado Director Geral das Áreas de Conservação

O Primeiro- Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, conferiu posse na sexta-feira, 16 de Março de 2018, ao Mateus José Mutemba, como Director Geral da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), em substituição de Bartolomeu Soto que ocupava o cargo desde 2014.
A nomeação de Mateus Mutemba acontece numa altura em que o Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural está a desencadear uma reforma estrutural no sector das áreas de conservação, do nível central ao local, com vista ao reforço da capacidade institucional, técnica e de recursos humanos à altura dos desafios actuais.
No seu discurso, o Primeiro- Ministro disse que o empossado tem pela frente a tarefa de assegurar a contínua melhoria da operacionalização do funcionamento da ANAC, através de  capacitação de técnicos, ordenamento dos reassentamentos das populações que vivem no interior e ao redor das áreas de conservação, desenvolvimento de infra-estruturas de gestão e de turismo nas áreas de conservação, assim como desencorajamento da prática ilegal da actividade de mineração, caça e a exploração florestal madeireira.
“Estamos esperançados que o recém-empossado irá responder aos desafios actuais da ANAC, tendo em conta a sua experiência profissional acumulada, sobretudo na Administração do Parque Nacional da Gorongosa” disse o Primeiro- Ministro.
Segundo o dirigente, o Governo moçambicano tem vindo a implementar acções e medidas de boa gestão dos recursos naturais e do ambiente, com o objectivo de assegurar um desenvolvimento económico sustentável do país e um futuro melhor para as gerações vindouras.
Carlos Agostinho do Rosário reconheceu, por outro lado, que o empenho e dedicação do Director-Geral cessante contribuíram para o crescimento da instituição. “Notamos com satisfação progressos significativos registados no combate a caça furtiva, bem como no repovoamento faunístico das nossas áreas de conservação, como é o caso da Reserva Especial de Maputo” realçou.
Na ocasião, do Rosário exortou igualmente a sociedade a juntar-se aos esforços do Governo na protecção e preservação dos recursos naturais, aumentando a vigilância e denunciando práticas que destroem o meio ambiente, tais como a caça furtiva, desmatamento florestal e queimadas descontroladas.
Sobre Mateus Mutemba
Mateus Muthemba é Mestre em Políticas Públicas, com especialização em Administração de Desenvolvimento pela Australian National University, Pós Graduado em Administração de Desenvolvimento pela mesma Universidade e Licenciado em História pela Universidade Eduardo Mondlane.
Trabalhou, nos últimos 10 anos, no Parque Nacional da Gorongosa, onde exerceu as funções de Director de Desenvolvimento Humano (2008-2011) e de Administrador do Parque (2011- 2018).
Devido a sua liderança no trabalho de restauração do Parque Nacional da Gorongosa, Mateus Mutemba foi reconhecido como “Herói da Conservação do ano 2013, no 36o “International Wildlife Film Festival” realizado em Montana nos Estados Unidos da América.
Ainda no mesmo ano recebeu o “Prémio de Mérito da Organização Mundial para as Famílias” (WFO), em reconhecimento do trabalho levado a cabo com as comunidades da zona tampão do Parque da Gorongosa.
Em Junho de 2017, Mateus Mutemba foi reconhecido como “National Geographic Emerging Explorer” pela National Geographic Society em Washingoton DC.