MINISTRA DA TERRA E AMBIENTE INAUGURA CENTRO REGIONAL DE OPERAÇŌES CONJUNTAS E FISCALIZAÇÃO

MAPUTO, 30 DE JULHO DE 2022 – A Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze dirige neste domingo, 31 de Julho de 2022, no Distrito de Magude, província de Maputo, a cerimónia de Inauguração do Centro Regional de Operações Conjuntas e Fiscalização por ocasião do Dia Internacional do Fiscal da Flora e Fauna Bravia que se assinala a 31 de Julho.

O Dia Internacional do Fiscal foi instituído a 31 de Julho de 2007 pela Federação Internacional do Fiscal e neste ano no país celebra-se sob lema “Promovendo a Participação Activa da Mulher na Fiscalização da Biodiversidade”.

Durante, o evento a Ministra da Terra e Ambiente vai proceder com premiação dos Melhores Fiscais de 2022 no âmbito do Fundo de Apoio aos Fiscais com o objectivo de reconhecer, motivar e recompensar a bravura e dedicação dos fiscais das Áreas de Conservação públicas e privadas de Moçambique, através de um prémio anual.

O Fiscal é o agente que exerce a fiscalização dos recursos florestais e faunísticos. É o individuo que pertence a uma força paramilitar, alocada em todas as Áreas de Conservação, recrutados, estruturados e especificadas as suas competências nos termos previstos no Diploma Ministerial nr. 128/2006, de 12 de Julho, que aprova o Estatuto do Fiscal.

O evento contará com a presença do Governo da Província de Maputo, Parceiros de Cooperação, Sector Privado, bem como quadros da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC).

Vimos por este meio convidar, o vosso órgão de Comunicação Social para fazer a cobertura jornalística do evento.