MAPUTO, 22 DE MAIO DE 2024 – Celebra-se, a 22 de Maio de 2024, o Dia Internacional da Biodiversidade, sob o lema “Faça parte do plano”. Este lema visa apelar à acção para todas as partes interessadas em deterem e reverterem a perda de biodiversidade, apoiando a implementação do Quadro Mundial de Kunming-Montreal em matéria de biodiversidade.
A celebração do Dia Internacional da Biodiversidade, ocorre nas vésperas do 13º. Aniversário da ANAC, que se assinala no dia 25 de Maio.
Mais de 80% da população no mundo utiliza os bens e serviços oferecidos pela biodiversidade para a sua sobrevivência.
Esta celebração, acontece numa altura em que se regista um aumento significativo da população de leões na Região Centro de Moçambique para pouco mais de 500, depois do declínio registado durante a guerra civil segundo um Estudo sobre a Restauração de Leões no Delta de Zambezi, bem como, foi registado até Maio deste ano cerca de 1.352 espécies resultado do Levantamento da Biodiversidade no Parque Nacional de Chimanimani da autoria Dr Piotr Naskrecki. Estes dados foram recentemente apresentados no Dia da Ciência, organizado pelo Projecto Mozbio 2.
Novas espécies terrestres e marinhas continuam a ser descobertas em Moçambique, com enfoque para morcegos, aves, répteis, anfíbios, mamíferos, lesmas e macroalgas.
Moçambique possui uma rica diversidade de ecossistemas e espécies, com cerca de 162 ecossistemas, e mais de 4000 espécies de fauna e 6300 espécies de plantas nativas e/ou naturalizadas, das quais, cerca de 300 espécies de plantas estão na lista vermelha da IUCN e 22% são endémicas.
A fauna terrestre compreende cerca de 904 espécies de aves, 176 espécies de répteis, 90 de anfíbios (dos quais 28 são endémicas) e 3075 espécies de insectos. Dos 162 ecossistemas, 87 estão ameaçados (criticamente em perigo-CR, em perigo-EN e vulnerável-VU) segundo a lista vermelha de ecossistemas, e mais de 450 espécies encontram-se ameaçadas segundo a lista vermelha de espécies.
Os ecossistemas florestais constituídos por florestas nativas e bosques, cobrem cerca de 43% da área total do território moçambicano, dos quais 67% são florestas semi-decíduas, 20% florestas sempre verdes, as florestas de mangal compõem cerca de 1% e outros tipos florestais perfazem 12% dos habitats florestais, estes tipos florestais albergam uma vasta biodiversidade faunística e vegetal e compõem paisagens únicas.
A linha de costa tem cerca de 2770 Km e é caracterizada por uma diversidade de habitats que inclui praias arenosas, dunas costeiras, estuários, baías, florestas terrestres, mangais, tapetes de ervas marinhas e recifes de corais.
Por ocasião dessa efeméride, a ANAC realiza várias actividades nas áreas de conservação, visando a elevação da consciência da sociedade sobre a necessidade da conservação da biodiversidade e do uso sustentável dos recursos naturais. Estas actividades, incluem Palestras nas Escolas e Comunidades, Plantio de Árvores, Projecção de filmes sobre a conservação da biodiversidade, bem como a produção e partilha de vídeos sobre a biodiversidade dos Parques e Reservas do País.
Moçambique tem apostado em várias medidas de conservação, que são actualmente traduzidas pela cobertura de 26% da área total do país pela rede nacional das Áreas de Conservação.
Espera-se que o Dia Internacional da Biodiversidade 2024 dê visibilidade à 16.ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 16), a realizar-se na Colômbia, de 21 Outubro a 1 de Novembro de 2024. (x)
22/05/2024