PARABÉNS PARA O PARQUE NACIONAL DO BANHINE QUE CELEBRA 51 ANOS

MAPUTO, 26 de Junho de 2024 – Parabéns para o Parque Nacional do Banhine, por ocasião dos 51 anos de existência e a todos os colegas que trabalham no dia a dia junto da área.

 

O PNB foi estabelecido em 1973 promulgado pelo Diploma Legislativo n.º 46/73 para a conservação da fauna e flora locais e especialmente para a protecção de espécies consideradas em risco de extinção na área, nomeadamente as avestruzes (Struthio camelus) e as girafas (Giraffa camelopardalis). Estende-se sobre o Trópico de Capricórnio no sul de Moçambique e está localizado no nordeste da Província de Gaza abrangendo três distritos administrativos, nomeadamente Mapai, Mabalane e Chigubo.

 

Com mais de quatrocentas e setenta (470) espécies de aves registadas, o PNB é muito rico em aves tendo ganho o título internacional de IMPORTANT BIRD AREA (IBA) denominação que é dada as áreas que albergam aves migratórias internacionais, sendo que esta área recebe anualmente aves migratórias vindo da Europa.

 

O PNB constitui uma amostra representativa relativamente intacta de uma superfície de mais de 7.256 km2 do Fitocório Zambeziano, o maior dos centros de endemismo de plantas de White (1983) em África, caracterizado principalmente por um mosaico de matas e planícies edáficas inundadas sazonalmente.

 

O Parque faz parte da Área de Conservação Transfronteiriça do Grande Limpopo (GLTFCA), que também inclui os Parques Nacionais de Zinave e Limpopo, em Moçambique; o Parque Nacional de Kruger na África do Sul; e o Parque Nacional de Gonarezhou no Zimbabwe.(x)