PARQUE NACIONAL DAS

Quirimbas

VIA AÉREA

Apanhe um vôo directo para Pemba, Província de Cabo Delgado, a partir das principais capitais provinciais do país, ou um vôo regional a partir de Joanesburgo, Dar-Es- Salam, Nairobi ou Ilhas Mayote. Também existem vôos charter de Pemba para o Parque.

VIA TERRESTRE / MARÍTIMA

O Parque dista a 170 Km da Cidade de Pemba. No entanto, para chegar às ilhas siga a partir da Cidade de Pemba pela EN1 por cerca de 30 Km até ao cruzamento de Metuge, depois vire à direita na R761 e conduza durante 114 Km até à vila de Quissanga, Aldeia de Tandanhangue. Aqui existem barcos que partem para as ilhas do Parque.

Moçambique não possui uma estação fria equivalente em temperatura, ao Inverno do hemisfério norte. Portanto, qualquer altura do ano é boa para visitar o Parque. A época mais quente vai de Novembro a Abril, com temperaturas variando entre os 22 e 35ºC.

Aproveite para saborear os encantos do mar, através de actividades como snorkeling, mergulho, canoagem e passeios de barco. Na Ilha do Ibo, onde chegou a funcionar a Capital Provincial de Cabo Delgado no período colonial, poderá fazer um percurso turístico pelos edifícios históricos construídos a partir do Séc. XVI.

O Parque também possui uma extensão terrestre com animais selvagens onde pode fazer passeios pedestres e de carro. Os impressionantes inselbergs do Distrito de Meluco oferecem excelentes oportunidades para estar em contacto com a fauna e flora local. Os guias turísticos dentro do Parque fazem passeios pelos locais onde estão as espécies mais emblemáticas da fauna bravia.

Ao longo das praias das Quirimbas e das suas ilhas, poderá optar por vários locais de alojamento como o Azura Quilalea Private Island, Ibo Island Safaris, Quirimba Island Resort, Guludo Beach Lodge, Messano Flower Lodge, Taratibu Bush Camp, Situ Island Resort, Cinco Portas e Mi Miwire Boutique Hotel. Se tem gosto em conhecer melhor as comunidades locais, tem à sua disposição alojamentos como o Muanacombo Beach Camp, Casa de Hóspedes Café do Ibo e o Kissirwa Ja Wibu.

O Parque Nacional das Quirimbas é definitivamente o local a visitar para quem gosta de destinos idílicos. Com mais de 375 espécies de peixes, do seu areal pode observar-se a desova das tartarugas, um dos mais inesquecíveis milagres da natureza! As lagoas Cagavera e Bilibiza são locais privilegiados para observar espécies raras de aves.

Das espécies marinhas, destaca-se o tubarão, diversas espécies de baleias, golfinhos, tartarugas, raias e peixes de coral. As savanas proporcionam-lhe um encontro com outros animais selvagens, como o elefante, leão, hipopótamo, leopardo, búfalo e crocodilo.

A Ilha do Ibo é considerada a grande maravilha arquitectónica de Moçambique, dada a beleza dos seus edifícios que datam da época colonial, com uma forte influência árabe. Os seus deslumbrantes recifes de coral estão em excelente estado de conservação, proporcionando condições ideais para fazer snorkeling e mergulho.

Documentos

Brochura
Planos Estratégicos
Planos de Maneio
Planos de Turismo