PROJECTO
Agricultura Ecológica em Chimanimani

As populações que vivem na Área de Conservação de Chimanimani apresentam níveis elevados de pobreza, dependendo essencialmente da agricultura para a sua subsistência. A exiguidade de recursos para investimento em insumos agrícolas adequados e a falta de serviços de assistência técnica que lhes permitam adoptar técnicas mais apropriadas, obriga estas famílias a utilizarem sistemas tradicionais baseados na agricultura itinerante. Este sistema baseia-se essencialmente em mudanças constantes das áreas de produção (nomadismo). Embora os níveis de produção e produtividade sejam relativamente altos nos primeiros 2 anos, eles baixam drasticamente devido à redução da fertilidade dos solos resultante das queimadas e erosão dos solos, obrigando as famílias a procurar novas áreas. Estas são maioritariamente conseguidas através do desmatamento por corte total seguido de queimadas que muitas vezes são descontroladas. Esta prática constitui um perigo constante para a conservação da diversidade biológica da Área de Conservação de Chimanimani. Com a duração de dois anos, este projecto tem como objectivos:
- Contribuir para que 1000 famílias aumentem a produção e a produtividade de culturas de subsistência que garantem a segurança alimentar e melhoria da sua nutrição.
- Contribuir para que as famílias abrangidas aumentem a sua renda familiar através da comercialização dos excedentes.
- Facilitar a adopção de técnicas de agricultura ecológica, de modo a evitar a degradação ambiental e contribuir para a prossecução dos objectivos da Área de Conservação de Chimanimani.
Locais de Implementação
Outros Locais
Área de Conservação de Chimanimani