Celebração do Dia Internacional de Conservação da Biodiversidade, 22 De Maio

MAPUTO, 22 DE MAIO DE 2022 – No dia 22 de Maio de 2022, celebra-se o Dia Internacional de Conservação da Biodiversidade sob o lema “Construindo um Futuro Compartilhado para Toda Vida” que visa destacar que a biodiversidade é a base sobre a qual se pode reconstruir um futuro melhor. A conservação da biodiversidade, é também resposta a vários desafios do desenvolvimento sustentável no mundo, incluindo Moçambique onde mais de 80% da população utiliza os bens e serviços oferecidos pela biodiversidade para a sua sobrevivência.

Moçambique possui um habitat de uma rica flora com cerca de 5500 espécies de plantas, das quais, mais de 300 espécies estão na lista vermelha da IUCN e 22% são endémicas, uma fauna terrestre com 726 espécies de aves, 171 espécies de répteis, 85 de anfíbios (dos quais 28 são endémicas) e 3075 espécies de insectos. Os ecossistemas florestais constituídos por florestas nativas e bosques, cobrem cerca de 43% da área total do território moçambicano, dos quais 67% são florestas semi-decíduas, 20% florestas sempre verdes, as florestas de mangal compõem cerca de 1% e outros tipos florestais perfazem 12% dos habitats florestais, estes tipos florestais albergam uma vasta biodiversidade faunística e vegetal e compõem paisagens únicas.

Toda esta riqueza, é constantemente ameaçada por vários factores. Por um lado, as ameaças são associadas a factores como: caça furtiva, queimadas, mudanças climáticas, pobreza e sobre-exploração de recursos naturais. Por outro lado, são creditadas a falta de consciência ambiental e compreensão sobre a conservação da biodiversidade por parte das comunidades moçambicanas.

Deste modo, a ANAC realiza várias de atividades nas áreas de conservação, orientadas à mudança de atitudes para a celebração do Dia Internacional de Conservação da Biodiversidade que se celebra 22 de Maio. Estas actividades, incluem Palestras nas Escolas e Comunidades, Plantio de Árvores, Projeção de filme sobre a conservação da biodiversidade, bem como a produção e partilha de vídeos sobre as potencialidades e biodiversidade dos Parques e Reservas do país.