MAPUTO, 03 DE FEVEREIRO DE 2022 – O Primeiro-Ministro de Moçambique, Carlos Agostinho de Rosário empossou na quarta-feira, 2 de Fevereiro de 2022, em Maputo, Celmira Frederico Pena da Silva ao cargo da Directora Geral da Administração Nacional das Areas de Conservação (ANAC).
A data da sua nomeação, Celmira da Silva desempenhava as funções de Secretária Executiva do Conselho Nacional de Segurança Alimentar ( CONSAN) e dirigia o Secretariado Técnico da Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN).
A nova Directora Geral da ANAC foi Governadora da Província de Cabo Delegado, Vice-Ministra da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER) e também exerceu cargos de Direção e chefia no Ministério da Juventude e Desportos.
Celmira da Silva é licenciada em Linguistica pela Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo e mestrada em sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa de Portugal.
A ANAC é uma entidade do estado criada pelo Governo com o objetivo de administrar os Parques, Reservas, Coutadas Oficiais, Fazendas do Bravio e demais Áreas de Conservação legalmente criadas e colocadas sob a sua administração.
As áreas de conservação em Moçambique ocupam pouco mais de 18 milhões de hectares, que correspondem a cerca de 25 por cento do território Nacional e é constituída por nove Parques e seis Reservas Nacionais, duas áreas de protecção ambiental, 50 fazendas do bravio e 40 coutadas oficiais entre comunitárias e privadas.
08/02/2022