CONHEÇA A BIOGRAFIA RESUMIDA DO DIRECTOR GERAL DA ANAC, PEJUL CALENGA

MAPUTO, 24 DE ABRIL DE 2024 – Pejul Pedro Sebastião Calenga, nasceu em Maputo, em 1984, é casado e especialista de biodiversidade no Ministério da Terra e Ambiente.

Até a data da sua nomeação desempenhava a função de Assessor da Ministra da Terra e Ambiente para assistência técnica e estratégica no domínio da Conservação da Biodiversidade, e na área de cooperação e desenvolvimento de projetos.

No decurso da sua carreira, dentre outras tarefas, desempenhou funções como Chefe de Departamento de Protecção da Biodiversidade e, Chefe de Departamento de Estudos e Projectos na Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC).

 

𝐏𝐞𝐫𝐟𝐢𝐥 𝐀𝐜𝐚𝐝é𝐦𝐢𝐜𝐨

– Possui pós-graduação em Gestão da Vida Selvagem pelo College of African Wildlife

Management-Tanzânia (2007 a 2008) e mestrado em Gestão de Negócios (MBA) pelo

consócio Indira Gandhi Open University (2013-2015) e Universidade Eduardo Mondlane e, Licenciatura em Planeamento Turístico pela Universidade Eduardo Mondlane.

– Possui certificado/formação profissional em Avaliação de Impacto Ambiental (MICOA/Maputo), Combate ao Tráfico Ambiental de Vida Selvagem (ILEA/Botswana), Capital Nature (valorizamos a Formação de Formadores na Natureza/IUCN 2021), e de Gestor Sénior de Projectos Internacionais pela Academia Internacional de Gestão de Negócios e Finanças.

 

𝐏𝐞𝐫𝐟𝐢𝐥 𝐏𝐫𝐨𝐟𝐢𝐬𝐬𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥

  • Abril de 2024 – Director Geral da Administração nacional das Áreas de Conservação (ANAC, IP);
  • De 2021 a Abril de 2024, desempenhou funções como Assessor da Ministra da Terra e Ambiente na área de Conservação da Biodiversidade e Cooperação Estratégica;
  • De 2016 a 2021, desempenhou funções como Chefe do Departamento de Proteção dos Recursos Naturais, na Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC);
  • Entre 2016 e 2015, desempenhou as funções de Chefe de Departamento de Estudos e Desenvolvimento na ANAC;
  • De 2011 a 2014, desempenhou tarefas relacionadas com o planeamento de áreas protegidas e gestão de projectos na Direção Nacional de Áreas de Conservação (DNAC);
  • De 2009-2011, desempenhou as funções de técnico de Planeamento e Estatística na Direcção do Trabalho da Cidade de Maputo.

 

𝐎𝐮𝐭𝐫𝐚𝐬 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚çõ𝐞𝐬

  • Desde 2023 – Desempenha as funções de Vice-Presidente do Comité Regional da IUCN para África Oriental e Austral a nível da União Internacional para Conservação da Natureza/IUCN;
  • Entre 2016 e 2023, conduziu vários processos de elaboração de projectos de média e grande dimensão com financiamentos aprovados de até 150 milhões de dólares nos domínios da protecção da biodiversidade e gestão sustentável dos recursos naturais, financiados por agências de desenvolvimento, com destaque para o Banco Mundial, Agência Francesa de Desenvolvimento e União Europeia.

 

𝐋í𝐧𝐠𝐮𝐚𝐬

Pejul Pedro Sebastião Calenga fala Português, Inglês, Francês e Suahil.(x)