CONHEÇA A BIOGRAFIA RESUMIDA DO DIRECTOR GERAL ADJUNTO DA ANAC, SEVERIANO ROMÃO KHOY

MAPUTO, 24 DE ABRIL DE 2024 – Severiano Romão Khoy, filho de Romão Khoy e de Maria André. Nascido a 08 de Julho de 1961 no Distrito de Muidumbe, na Província de Cabo – Delgado.

Seus pais são de origem camponesa, nascidos no Distrito de Muidumbe, na Província de Cabo-Delgado.

Em 1976 frequentou a 5ª classe do ciclo preparatório na Escola Secundária da FRELIMO de Namaacha e em 1977, foi transferido para a Escola Secundária da FRELIMO de Ribáwè. Nestas escolas, marcou-lhe profundamente a agudização do trabalho em equipa e sobretudo a convivência com compatriotas de diversas partes do país.

Entre 1978 a 1980 frequentou e concluiu o Ensino Secundário Geral na Escola Secundária da FRELIMO de Ribáwè, na Província de Nampula. Nestas escolas a coisa que mais lhe marcou foi produzir para auto-suficiência dos alunos. Teve a ocasião de aprender a ter noção de conjunto no seio dos colegas.

Por ter sido um dos melhores estudantes no ensino secundário, em 1981 foi seleccionado para ir continuar com os estudos.

Foi neste contexto que foi matriculado na Escola Secundária Samora Machel da Beira, província de Sofala, onde frequentou o ensino Pré-Universitário, entre os anos 1981 a 1982.

Entre os anos 1983 a 1984 frequentou o 1º e 2º ano do curso de Veterinária na Universidade Eduardo Mondlane, na cidade de Maputo, de onde mais uma vez foi seleccionado para fazer parte do grupo de estudantes moçambicanos que deviam continuar com seus estudos no exterior.

É neste contexto que em 1986 viajou à antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), onde frequentou e concluiu o Mestrado em 1992 em Ciências Veterinárias, na área de inspecção animal, no Instituto Veterinário de Alma-Ata Kazaquistão.

 

𝐄𝐱𝐩𝐞𝐫𝐢ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐏𝐫𝐨𝐟𝐢𝐬𝐬𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥

Em termos de experiência profissional, após o seu regresso da ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, em 1993 foi colocado como chefe da Pecuária a nível da região norte da Província de Inhambane, concretamente na sede do Distrito de Govuro (Nova Mambone), função desempenhada até 1994, altura em que foi empossado ao cargo de Chefe da Repartição Provincial de Fauna Bravia nos Serviços Provinciais de Florestas e Fauna Bravia de Inhambane. Na Repartição da Fauna bravia aprendeu a ser gestor dos recursos Florestais e Faunísticos e como mitigar os conflitos homem-Fauna Bravia.

De 1996 à 1998, para além da função de Chefe Provincial da Repartição de Fauna Bravia nos Serviços Provinciais de Floresta e Fauna Bravia de Inhambane, prestava cumulativamente serviços no Parque Nacional de Zinave, no de Distrito de Mabote – Inhambane, respondendo pelo maneio da fauna.

De 1998 à 1999 trabalhou como Técnico do sector de Pecuária na Direcção Distrital da Agricultura de Massinga, na Província de Inhambane, tendo cessado com a minha nomeação ao cargo de Director Distrital de Agricultura no Distrito de Funhalouro – Inhambane, cargo que desempenhou de 2000 à 2003.

De 2004 à 2009 desempenhou a função de Chefe Regional Norte da Fiscalização Agrícola onde liderei a equipa de técnicos que apoiou as comunidades na resolução de conflitos homem-fauna bravia na Província de Inhambane. De 2009 à 2014, trabalhou como Chefe da Repartição de Fauna Bravia nos Serviços Provinciais de Florestas e Fauna Bravia de Inhambane.

 

𝐋í𝐧𝐠𝐮𝐚𝐬

Severiano Romão Khoy fala Português, Inglês, Russo, Espanhol, Maconde, Suahil e Xitsua.(x)