DIRECTOR GERAL ADJUNTO DA ANAC PARTICIPA NA CONFERÊNCIA DA BIODIVERSIDADE MARINHA

MAPUTO, 15 DE JUNHO DE 2024 – O Director Geral Adjunto da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), Severiano Khoy, participa de 17 a 18 de Junho de 2024, na Cidade de Nacala-Porto, província de Nampula, na Conferência da Biodiversidade Marinha.

A conferência irá permitir apresentar os fundamentos desta abordagem através de exemplos oriundos de vários locais, dando oportunidade para partilha de experiências nacionais.

No total são 3 temáticas que serão abordadas durante o evento, designadamente: Adaptação baseada em ecossistemas, Áreas de Conservação Marinhas, Biodiversidade costeira e marinha.

A Conferência de Biodiversidade Marinha em Moçambique tem como público alvo representantes do Governo, sociedade civil, sector privado, comunidades locais, academia, com destaque para crianças e jovens universitários. O evento será marcado ainda por Exposição de Educação Ambiental.

O Governo de Moçambique, comprometeu-se em alcançar 10% da Zona Económica Exclusiva (ZEE), em Áreas de Conservação Marinhas (ACMs) ao abrigo da Convenção de Diversidade Biológica-CDB, tendo mais tarde aderido à High Ambition Coalition (HAC), que é um grupo intergovernamental de 60 países, empenhados em reunir esforços globais para atingir uma meta de 30% de conservação do ambiente marinho até 2030. Contudo, até à presente data, Moçambique possui apenas 2,1% da sua Zona Económica Exclusiva declarada legalmente como ACM.(x)