ZINAVE, 09 DE MARÇO DE 2022 – A Directora Geral da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), Celmira da Silva dirigiu nesta terça-feira, 08 de Março de 2022 no Parque Nacional do Zinave, Distrito de Mabote, Província de Inhambane a cerimónia de encerramento de curso de Fiscais de Florestas e Fauna Bravia.
Os Fiscais graduados vão reforçar o corpo de fiscalização do Parque Nacional do Zinave, num momento em que são lançadas várias ofensivas contra a caça furtiva e devastação de florestas, com a maior procura de produtos florestais e faunísticos.
Esta formação foi realizada pelo Parque Nacional do Zinave em coordenação com a Polícia da República de Moçambique, Colégio Sul africano para a Conservação da Fauna (SAWC), e a Peace Park Foundation (PPF). A mesma enquadra-se nas prioridades do Governo de Fiscalização para Preservação da Biodiversidade no Pais.
O Parque Nacional do Zinave faz parte das Áreas de Conservação Transfonteiriça do Grande Limpopo (ACTF) que incluiu os Parques Nacional do Banhine e Parque Nacional do Limpopo ambos na província de Gaza, Parque Nacional do Zinave na província de Inhambane e agrega os parques nacionais do Gonarezhou National Park no Zimbabwe e o Kruger National Park na África do Sul. A contiguidade destes 5 parques revela o caracter ecossistémico da Fauna e Flora da região, com grande potencial para indústria do Turismo e crescimento da economia de vida selvagem.
O Parque Nacional do Zinave oferece aos seus visitantes a oportunidade de apreciar a Fauna (elefante, girafa, hipopótamo, búfalo, impala, Cudo, Inhala, oribi, chango, antilope, piva, boi-cavalo,pala-pala, zebra, porco-bravo, crocodilo, cabrito do mato, hiena e diversas espécies de avifaunas e vistas paisagística naturais.
O Parque Nacional Zinave situa-se na província de Inhambane, a sul do rio Save é de fácil acesso no cruzamento de Mapinhane entre as estrada nacional 01 que liga com a sede do distrito de Mabote.
11/03/2022