MAPUTO, 04 DE ABRIL DE 2022 – A Directora Geral da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), Celimira da Silva, efectuou uma visita de trabalho de 25 a 29 de Março de 2022, ao Parque Nacional da Gorongosa, Distrito de Gorongosa, província de Sofala.
Na ocasião, a Directora Geral da ANAC se inteirou sobre os preparativos da Abertura da Época Turistica que terá lugar no próximo dia 01 de Abril 2022, bem como visitou as instalações do novo acampamento turístico Muzimu do Parque Nacional da Gorongosa que irá iniciar a sua actividade a partir de Julho de 2022.
Celmira da Silva se inteirou ainda sobre o funcionamento do Centro de Educação Comunitária, os Campos de Iniciativas de Produtos Naturais, o Programa de Café na Serra da Gorongosa, o Laboratório de Biodiversidade Edward O. Wilson, o Departamento de Conservação do Parque onde foi informada sobre a Coexistência entre Seres Humanos e Fauna Bravia e o ponto de situação da Proteção e Fiscalização, o Programa de Resgate de Pangolins e o Departamento de Operações do Parque.
Durante a visita, Celmira da Silva interagiu com os estudantes de 3º curso de Mestrado em Biologia de Conservação que é ministrado em Moçambique exclusivamente no interior do Parque Nacional da Gorongosa em parceria com o consórcio de três universidades nacionais (ISPM, UniZambeze e UniLurio) e uma internacional (Universidade de Lisboa).
A visita da Directora Geral ANAC enquadra-se no âmbito de monitoria da implementação do Plano Estratégico da ANAC (2015-2024), bem como no Plano Quinquenal do Governo.
Localizado na província de Sofala, com pouco mais de quatro mil quilómetros quadrados, o Parque Nacional da Gorongosa é uma das maiores histórias de sucesso na restauração da vida selvagem de África. Em 2008, foi estabelecida uma parceria público-privada de vinte anos para a gestão conjunta do Parque, entre o Governo e a Fundação Carr, com o fim de assegurar a conservação da biodiversidade e incentivar o ecoturismo na Gorongosa e em 2018 o Governo de Moçambique aprovou a extensão por mais 25 anos do contrato de gestão conjunta do Parque Nacional da Gorongosa.
Não pode sair do Parque antes de ver espécies encantadoras como o leão, elefante, búfalo, hipopótamo, crocodilo, cudo, inhala, pala-pala, boi-cavalo e zebra. Aproveite para descobrir a incrível biodiversidade da Gorongosa.
Os visitantes ficam encantados ao visitar a antiga Casa dos Leões e o Miradouro dos Hipopótamos e atrações como as falésias calcárias de Cheringoma, o lago Urema e as planícies de inundações aluviais (tandos). Situada a noroeste do Parque, as cascatas do rio Murombodzi em plena Serra da Gorongosa são também um dos espectáculos que os visitantes normalmente querem ver.
O Parque Nacional da Gorongosa é um dos lugares mais bonitos e especiais de África. Graças ao seu terreno variado, à riqueza do seu solo, e à bênção de chuvas abundantes, a Gorongosa apresenta uma notável variedade de ecossistemas diferentes, cada um com o seu próprio “elenco de personagens”.
Para mais informações:
Contacto: +258 878497094, +258 846971704
Website: www.gorongosa.org
Email: contact@gorongosa.net / safari@gorongosa.net
04/04/2022