Os Ministros do Ambiente do Zimbabwe, Moçambique e Zâmbia reuniram-se na tarde desta quarta-feira, 17, em Harare, capital do Zimbabwe, para discutir os últimos detalhes da proposta do Acordo que estabelece a Área de Conservação Transfronteiriça envolvendo os três países (ZIMOZA), que significa Zimbabwe, Moçambique e Zimbabwe.
O Acordo deverá ser apresentado esta quinta-feira, dia 18, aos respectivos Presidentes para a assinatura.
A Área de Conservação Transfronteiriça Zimbabwe, Moçambique e Zâmbia (ACTF ZIMOZA), que ocupa 38.435 quilómetros quadrado, visa dentre outros objectivos promover a conservação da biodiversidade e restauração dos ecossistemas, gestão sustentável dos recursos naturais, prevenção e mitigação de conflitos e facilitar a circulação de pessoas e bens dentro da área.
O estabelecimento desta área de conservação enquadra-se no Protocolo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) sobre a Conservação da Biodiversidade e Reforço da Fiscalização, um instrumento que insta os Estados Membros e Parceiros a colaborar e promover a conservação dos recursos da vida selvagem comuns, através do estabelecimento das ACTFs. (x)
19/07/2024