PARQUE NACIONAL DO ARQUIPÉLAGO DE

Bazaruto

VIA AÉREA

Se vem da África do Sul, aproveite os vôos directos a partir de Joanesburgo e de Nelspruit para Vilankulo. Caso venha de outro país, pode apanhar um vôo para Maputo e depois para Vilankulo.
Chegado ao Aeroporto Internacional de Vilankulo, descobrirá que existem vôos charters disponíveis que o levarão até ao Parque.

VIA MARÍTIMA

Chegado a Vilankulo ou Inhassoro por via terrestre ou aérea poderá depois fazer a travessia de barco para o Parque.

VIA TERRESTRE

A partir de Maputo, siga pela EN1 com destino a Vilankulo. Atravessará o Xai-Xai na Província de Gaza, e Maxixe na Província de Inhambane, duas agradáveis cidades costeiras, onde poderá fazer uma pausa para reabastecer o seu carro, tomar uma refeição ou mesmo fazer compras nas lojas de conveniência. Pelo caminho terá o prazer de ver extensas florestas de coqueiros, outras paisagens verdejantes e campos de cultivo, até chegar ao cruzamento de Pambara. Deverá tomar a estrada do seu lado direito que o levará até Vilankulo.
Quando chegar a Vilankulo poderá fazer uma paragem e desfrutar de uma boa refeição num dos restaurantes locais. A população é amável e está habituada a conviver com os visitantes.

Moçambique não possui uma estação fria equivalente em temperatura, ao Inverno do hemisfério norte. Portanto, qualquer altura do ano é boa para visitar o Parque. A época mais quente vai de Novembro a Abril, com temperaturas variando entre os 22 e 35ºC.

O Parque Nacional do Arquipélago do Bazaruto é considerado um dos melhores lugares para praticar mergulho em toda a África Austral, seja mergulho em profundidade ou à superfície. Aproveite a viagem para fazer também pesca recreativa, caminhadas, canoagem, passeios de carro, de barco e a cavalo. A luz do sol oferece uma imagem da natureza com tonalidades interessantes durante o entardecer, que podem ser imortalizadas em fotografias.

Encontrará, no Parque, excelentes estâncias turísticas com as condições necessárias para desfrutar da sua invulgar beleza natural.

Na Ilha de Bazaruto pode ficar hospedado no Pestana Bazaruto Lodge e ANANTARA Bazaruto Island Resort and Spa.

Na Ilha de Benguerra encontrará o Gabriel Eco Island (Azura) e & Beyond (Benguerra Lodge).

Na Ilha de Magaruque tem o Hotel Magaruque.

As praias paradisíacas e piscinas naturais de águas turquesas e gigantescas dunas parabólicas de areia branca que caracterizam o Parque são o local de sonho para qualquer pessoa, especialmente pela sua tranquilidade e beleza única. Para quem se aventura debaixo de água poderá nadar com os dugongos, golfinhos e tartarugas marinhas, tendo todos os ingredientes para viver a experiência da sua vida. Para além disto, o Parque alberga mais de 180 espécies de aves, muitas das quais raras e migratórias. As lagoas de água salgada habitadas por flamingos são também um momento de relaxamento a não perder.

O Arquipélago de Bazaruto alberga a maior população de dugongos da Costa Oriental de África. A sua maravilhosa diversidade marinha inclui também espécies como a tartaruga marinha, manta raia, tubarão, baleia, golfinho, entre outras. Espécies de fauna terrestre como o macaco samango, cabrito vermelho e jiboia podem ser observadas na vegetação.

O restauro de porcelana persa na Ponta Dundo, no extremo sul da Ilha do Bazaruto, junto com outros fragmentos de potes encontrados em vários outros locais arqueológicos, sugerem que tenha existido uma conexão do Arquipélago de Bazaruto com uma rede comercial ampla do Oceano Índico. Considera-se que o Arquipélago de Bazaruto tenha sido um dos mais antigos e importantes centros de comércio da costa sul da África Austral.

A gastronomia do Parque é famosa pelo peixe fresco de boa qualidade, uma diversidade de crustáceos e moluscos, e uma variedade de vegetais produzidos localmente.

Documentos

Brochura
Plano Estratégico
Planos de Maneio
Planos de Turismo