Localizada nos distritos de Pebane e Gilé, na Província da Zambézia, O Parque Nacional do Gilé foi primeiro proclamada Reserva Parcial de Caça em 1932. As florestas, planícies e vegetação ribeirinha, onde habitam centenas de espécies de aves, répteis e anfíbios, dão vida à sua paisagem. Animais de grande porte como elefantes, leões e leopardos podem ser observados em safaris pela savana. A proximidade à praia de Pebane e de Moebasse, ao Gurué, e à Ilha de Moçambique fazem do Parque um ponto de passagem obrigatório para quem procura verdadeiramente estar em contacto com a natureza.
PARQUE NACIONAL DO
Gilé
VIA TERRESTRE
Pode chegar ao Parque a partir da Cidade de Quelimane ou da Cidade de Nampula. É recomendável viajar numa viatura 4×4.
VIA AÉREA
Tem vôos a partir de Maputo para Quelimane ou Nampula. A partir das duas cidades, deve viajar de carro.
O melhor período para observar as aves do Gilé é a época de chuva, entre Novembro e Março. Se não for esse o objectivo da visita, os meses entre Abril e Outubro apresentam temperaturas mais frescas, propiciando boas condições para fazer safaris.
Faça caminhadas e safaris pelas paisagens variadas do Gilé, poderá observar na vegetação principalmente uma espantosa diversidade de aves.
Se gosta de fazer campismo, procure junto da Administração do Parque, o Acampamento Principal de Musseia ou o Posto de Fiscalização de Lice.
O Parque alberga uma diversidade incrível de espécies de aves e alguns mamíferos de grande porte. A beleza das florestas de miombo, dambos, savana arborizada e vegetação ribeirinha ao longo de vários rios e riachos, são também algumas das atracções para quem procura estar em contacto com a natureza.
Foram listadas 95 espécies de mamíferos, com destaque para o elefante, leopardo, leão, búfalo, cão selvagem, hiena malhada, pala-pala, cudo, boi-cavalo e 114 espécies de aves.
Os montes que rodeiam o Parque favorecem a prática de escaladas. Dada a sua localização, a partir do Parque podem visitar-se as praias de Pebane e Moebasse, paisagem de Gurué e ilhas Primeira e Segunda.