A Reserva Nacional de Pomene localiza-se no distrito de Massinga, na Província de Inhambane. Estabelecida em 1964, possui diversos habitats terrestres e marinhos, incluindo dunas cobertas de vegetação, savanas, mangais e pântanos. As suas praias são conhecidas pelo areal branco e a água límpida, atraindo anualmente turistas de todas as origens. Nas suas savanas, podem observar-se várias espécies de animais terrestres como o boi-cavalo, cabrito cinzento, chipenhe, impala, macaco-cão e macaco cinzento.
RESERVA NACIONAL DE
Pomene

VIA AÉREA
Existem vôos directos de Maputo e da Beira para Inhambane. Depois deve continuar a viagem pela via terrestre.
VIA TERRESTRE
Siga pela EN1 a partir de Maputo ou da Beira até à vila de Massinga, continuando por uma estrada de terra batida por 50 Km. É recomendável viajar num veículo 4×4.

Todo o ano apresenta condições climatéricas favoráveis para visitar esta Reserva. Se quiser fazer praia, entre Novembro e Março é a melhor época.
Divirta-se com a variedade de desportos e actividades de lazer existentes, fazendo snorkeling, mergulho, canoagem, caminhadas, passeios de barco, safaris fotográficos e a observar a diversidade de aves da Reserva.
Tem diversas opções, entre o Pomene Lodge, Hotel Velho e View Lodge.
Visite o farol de Pomene, construído no ponto mais alto da Reserva a 110 m de altitude e o rio Mudocha ideal para fazer canoagem.
Vai deparar-se com várias espécies em Pomene como o porco-bravo, cabrito cinzento, chipenhe, macaco-cão, macaco-cinzento e diversas espécies de aves, incluindo aves terrestres e aquáticas, com destaque para a ocorrência de flamingos e pelicanos.
Visite as ruínas do Hotel de Pomene construído em 1963. O Hotel, com uma arquitectura colonial, tinha uma vista privilegiada para a Ponta da Barra Falsa e a Baía de Pomene.